As contribuições da Escola de Chicago para a Ciência da Informação

Resumo

O presente estudo trata da dissertação em andamento intitulada “As contribuições da Escola de Chicago para a Ciência da Informação”. O objetivo deste estudo é investigar as contribuições deixadas pelo referencial teórico-metodológico da Escola de Chicago para a Biblioteconomia e quais as influências destas contribuições para a Ciência da Informação no Brasil. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, quantitativa e exploratória do tipo bibliográfica, sem delimitação cronológica, a partir do método histórico. Como fundamentação teórica aborda uma breve história da Ciência da Informação e versa sobre os estudos históricos e epistemológicos da área. Além disso, trata dos fundamentos da Escola Sociológica de Chicago que fornece bases teórico-metodológicas para o movimento na Biblioteconomia. Os resultados preliminares já permitiram a reconstituição da criação do movimento da Escola de Chicago desde sua concepção no Departamento de Sociologia da Universidade de Chicago até seu envolvimento com o Graduate Library School. Percebe-se que os pesquisadores da Biblioteconomia influentes no movimento foram Lee Pierce Butler, Lester Eugene Asheim e Jesse Hauk Shera permitindo, portanto, que a análise de sua produção intelectual seja objeto de estudo na dissertação em desenvolvimento.

Biografia do Autor

Keitty Rodrigues Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com graduação em Biblioteconomia e Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC / 2013 - 2016). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento e Gestão Documental (UFSC).
Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002), mestre e doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006-2011). Professor Adjunto III da Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Ciência da Informação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina
Publicado
2018-06-28
Seção
Pesquisas em andamento