Letramento Informacional e Currículo

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasília
  • Janaina Ferreira Fialho Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O letramento informacional refere-se ao processo de aprendizagem para desenvolver a capacidade de buscar e usar a informação. A implantação de programas de letramento informacional (LI) na Educação Básica requer identificação dos conteúdos de aprendizagem de LI mais relevantes, bem como compreensão da estrutura do currículo escolar. Para tanto, o artigo apresenta revisão abrangendo a evolução histórica de LI e noções sobre os conteúdos de aprendizagem. Em seguida, apresenta características dos principais modelos de elaboração curricular. Os modelos mais tradicionais centram-se nas disciplinas, áreas do conhecimento e núcleo comum, e os modelos inovadores centram-se no aprendiz, na integração curricular, na visão humanística e no processo de desenvolvimento curricular. Adicionalmente, apresenta o modelo de currículo vigente nas escolas públicas do Brasil. Conclui que a partir da revisão é possível identificar os principais modelos curriculares no Brasil e as possibilidades para tornar efetiva a aprendizagem dos conteúdos de LI. Por fim, enfatiza a necessidade de investir em pesquisas que relacionem LI e o currículo.

Palavras-chave: Letramento informacional. Currículo. Educação Básica.

Link: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/12265/15193

Biografia do Autor

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasília
Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Brasília. Professora Adjunta da Universidade de Brasília
Janaina Ferreira Fialho, Universidade Federal de Sergipe

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Universidade Federal de Sergipe

Publicado
2018-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos