Encontrabilidade da informação em repositórios institucionais: uma proposta de instrumento de avaliação

  • Natália Carvalho Custódio UFRN
  • Fernando Luiz Vechiato UFRN

Resumo

A encontrabilidade da informação é um elemento que se situa entre as funcionalidades de um ambiente informacional analógico, digital ou híbrido e as características dos sujeitos informacionais. Levando em consideração o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação que impulsionou a visibilidade da comunidade científica, dando destaque aos Repositórios Institucionais, que reúnem toda a produção técnico-científica da comunidade universitária (docentes, técnicos administrativos e alunos de pós-graduação) da instituição competente, com o objetivo de armazenar, preservar e disponibilizar textos completos de acesso livre. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar os atributos da encontrabilidade da informação no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A partir de uma pesquisa bibliográfica e descritiva, com abordagem qualitativa, onde foi utilizada a técnica de observação individual, foi realizada uma breve análise desses atributos no ambiente informacional em questão, tornando possível a elaboração de um checklist que ao ser aplicado no ambiente escolhido para a análise percebemos que ele atende a maioria das necessidades informacionais de seus usuários, mas ainda assim precisa de melhorias para propiciar uma encontrabilidade da informação completa para os seus usuários.

Palavras-chave: Encontrabilidade da informação. Repositórios institucionais. Atributos da encontrabilidade da informação. Repositório institucional da UFRN.

Link: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/12284/8512

Biografia do Autor

Natália Carvalho Custódio, UFRN
Graduando em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa/UFRN (PROPESQ-IC)
Fernando Luiz Vechiato, UFRN
Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Publicado
2018-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos