Mapeamento crítico de processos para elaboração de manual de procedimentos em biblioteca: o caso da Fundação CERTI-SC

  • Vanessa Pereira Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC - Campus Videira
  • Heloisa Costa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • William Barbosa Vianna UFSC

Resumo

O objetivo do estudo  é desenvolver um manual de procedimentos em biblioteca a partir do mapeamento de processos e seus pontos críticos para melhoria contínua. Justifica-se pela necessidade de melhoria contínua nos serviços prestados por bibliotecas a partir de métodos eficientes e críticos. Utiliza como procedimentos metodológicos: do ponto de vista da sua natureza, pesquisa aplicada; do ponto de vista da forma de abordagem, pesquisa qualitativa; do ponto de vista dos objetivos, pesquisa exploratória e descritiva; do ponto de vista dos procedimentos técnicos, pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa participante. Foram identificados nove pontos críticos nas atividades mapeadas e as contempla na elaboração do manual. Conclui que a elaboração do manual não é uma tarefa meramente descritiva, considerando que pode ser apoiada pelo mapeamento preliminar dos processos de funcionamento da biblioteca e seus pontos críticos facilita o monitoramento tendo em vista a melhoria contínua e atualização do manual de procedimentos.

Biografia do Autor

Vanessa Pereira, Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC - Campus Videira
Bibliotecária. Pós-graduada no curso de Pós-Graduação em Gestão da tecnologia da Informação
Heloisa Costa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialização em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestrado em Ciência da Informação pela UFSC e cursa doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PGCIN-UFSC). Atua como professora substituta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência como consultora em gestão de acervos documentais e bibliográficos e na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão de unidades de informação e gestão de documentos. Atua como revisora de documentos e trabalhos acadêmicos, incluindo normalização ABNT.
William Barbosa Vianna, UFSC
Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de  Santa Catarina. Área de Gestão da Informação
Publicado
2018-06-28
Seção
Memória