Bibliometria da ética: uma análise dos retrocessos de publicações em bases de conhecimento

  • Henrique Rego Monteiro da Hora Instituto Federal Fluminense
  • Eduardo Shimoda Universidade Candido Mendes
  • Milton Erthal Júnior Instituto Federal Fluminense
  • Edson Terra Azevedo Filho Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Resumo

Como em qualquer outra profissão, o flagelo da falta de ética também atinge a ciência, e traz para ela todos seus malefícios. Este trabalho tem como objetivo descrever, utilizando técnicas bibliométricas, os trabalhos que foram retroagidos em base de conhecimento, a saber Scopus® e ScienceDirect®. Verificou-se três séries na análise da série histórica, principalmente a partir de meados da década de 2000. Nas demais análises verifica-se que não há tendência explícita de falha ética. Conclui-se que muitos autores, veículos e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) tiveram trabalhos retroagidos em poucas ocasiões, e poucos são reincidentes na prática. Recomenda-se a criação de uma lista de controle para autores.

Palavras-chave: Bibliometria. Ética. Base de conhecimento. Retrocesso de publicação.

Link: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v5_n2/racin_v5_n2_artigo04.pdf

Biografia do Autor

Henrique Rego Monteiro da Hora, Instituto Federal Fluminense
Professor do Instituto Federal Fluminense (IFF). Doutor em Engenharia de Produção (2013) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Engenharia de Produção (2007) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Graduado em Tecnologia em Informática (2004) pelo IFF.
Eduardo Shimoda, Universidade Candido Mendes
Professor da Universidade Candido Mendes (UCAM). Doutor (2004) e mestre (1999) em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Graduado em Zootecnia (1995) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Milton Erthal Júnior, Instituto Federal Fluminense
Professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Guarus. Doutor (2004) e mestre (1999) em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Graduado em Agronomia (1995) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Edson Terra Azevedo Filho, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
Professor associado na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) do Laboratório de Engenharia de Produção (LEPROD). Doutor em Sociologia Política e mestre em Engenharia de Produção pela UENF. Graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Publicado
2018-10-20
Seção
Resumos de artigos científicos