Situação das bibliotecas escolares contempladas pelo programa Manuel Bandeira de formação de leitores

  • Aline Rafaela Silva dos Anjos Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE
  • Stela Tavares da Silva Brandão Universidade Federal de Pernambuco
  • Ester Calland de Sousa Rosa Universidade de São Paulo
  • Ester Calland de Sousa Rosa Universidade de São Paulo

Resumo

A biblioteca escolar (BE) é entendida no presente trabalho como um espaço de aquisição de conhecimento, e para a realização da pesquisa, baseou-se em indicadores de qualidade desse espaço a partir de estudos anteriores. A pesquisa teve como objetivo geral, verificar a situação das 58 BEs do Recife, contempladas pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores. Para tanto, foram mapeadas quais eram as escolas que tinham a BE em funcionamento. Definidas estas, foi realizada uma regionalização para que cobrisse toda a cidade, a partir disso, houve a aplicação de questionários e observação das 16 BEs, além de entrevista com pessoas envolvidas no Programa. Como resultado principal, percebeu-se que havia uma discrepância entre o que a escola anunciava e o que foi constatado. Conclui-se que a política de implantação e reestruturação de BEs sofreu descontinuidade.

 Palavras-chave: Biblioteca Escolar do Recife. Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores. Políticas públicas.

Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1290/pdf

Biografia do Autor

Aline Rafaela Silva dos Anjos, Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE
Mestranda em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE
Stela Tavares da Silva Brandão, Universidade Federal de Pernambuco
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
Ester Calland de Sousa Rosa, Universidade de São Paulo
Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano- Universidade de São Paulo- USP
Ester Calland de Sousa Rosa, Universidade de São Paulo
Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano- Universidade de São Paulo- USP
Publicado
2018-10-20
Seção
Resumos de artigos científicos