Bibliotecas verdes e sustentáveis no Brasil

  • Nathalice Bezerra Cardoso Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Biblioteconomia, Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia. Av. Pasteur, 458, Urca, 22290-255, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Elisa Campos Machado

Resumo

Resumo

A pesquisa parte do pressuposto de que as bibliotecas públicas, municipais e estaduais no Brasil, em função de sua condição e de sua missão, devem ser as primeiras a adotarem princípios e práticas de sustentabilidade, com vistas a se constituírem como referências em equipamentos culturais verdes no país. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo refletir e discutir o conceito de informação ambiental e de biblioteca verde e sustentável, assim como identificar bibliotecas públicas certificadas no país, visando subsidiar a construção de políticas públicas nesta área. Apresenta os esforços do governo federal na gestão da informação ambiental e a ausência de estímulos para a adoção de práticas sustentáveis e certificação das bibliotecas que recebem investimentos públicos. Aponta passos para a certificação nas construções, design, arquitetura, gestão de recursos naturais e ambientais e educação ambiental em bibliotecas, bem como diretrizes para subsidiar a elaboração de políticas culturais e estimular os governos locais a adotarem princípios e práticas de sustentabilidade nas bibliotecas públicas brasileiras. Conclui que os investimentos governamentais na construção e modernização de bibliotecas públicas devem prever a adoção de princípios de sustentabilidade em seus prédios, serviços e práticas com o objetivo de incidir positivamente no desenvolvimento sustentável de sua região.

Palavras-chave: Bibliotecas públicas; Bibliotecas sustentáveis; Bibliotecas verdes; Biblioteconomia; Políticas públicas.

Biografia do Autor

Elisa Campos Machado
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Biblioteconomia, Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia. Av. Pasteur, 458, Urca, 22290-255, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Publicado
2018-11-09
Seção
Resumos de artigos científicos