Redes de relacionamento: a atuação dos stakeholders no mercado de bens simbólicos da educação

  • Roberto Bazanini Universidade Paulista (UNIP)
  • Ivonaldo Vicente da Silva Universidade Paulista (UNIP)
  • Homero Leoni Bazanini Universidade Paulista (UNIP)
  • Marcos Antônio Biff Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Karina Rodrigues Negrão Mendes Universidade Paulista (UNIP)

Resumo

A pesquisa tem como objetivo investigar e analisar uma rede de relacionamento do mercado de bens simbólicos da educação tendo como objeto de pesquisa um grupo educacional situado na zona leste da cidade de São Paulo. Nesse mercado as redes de relacionamento se tornaram cada vez mais estratégicas para o alcance de vantagem competitiva diante da concorrência cada vez mais intensa. O problema da pesquisa surgiu a partir das experiências vividas pelos pesquisadores em decorrência das observações relativa às contribuições e influências que os stakeholders exercem em sua atuação nas redes de relacionamentos de uma organização de mercado de bens simbólicos da educação. A pesquisa do tipo descritiva, utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada amparada por formulários, acompanhada da técnica de observação não participante. Os resultados da pesquisa indicam que a forma como organização atua na sua rede de relacionamento pode ser crucial para a manutenção de suas atividades econômicas, pois as negociações com base nas questões éticas, de compromisso moral e criação de valor, podem ser diferenciais motivadores para que os stakeholders permaneçam atuando de forma colaborativa na rede. A contribuição da pesquisa está em discutir as vantagens, em termos estratégicos, de se adotar ações direcionadas para o bem coletivo fortalecidas por ações estratégicas que privilegiem os princípios de equidade e compromisso moral. Palavras-chave: Mercado de Bens Simbólicos. Redes de Relacionamentos. Stakeholders. Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/35098

Biografia do Autor

Roberto Bazanini, Universidade Paulista (UNIP)

Publicado
2018-11-16
Seção
Resumos de artigos científicos