Arquitetura da informação e eye tracking: o que o olhar e os dados revelam

  • Silvana Ap. Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – UNESP
  • Caio Saraiva Congelian Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – UNESP
  • Sandra Milena Roa-Martínez Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – UNESP
  • Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – UNESP
  • Cecílio Merlotti Rodas Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – UNESP
  • José Eduardo Santarem Segundo Universidade de São Paulo – USP

Resumo

No contexto da Arquitetura da Informação é necessário considerar a tríade usuário, contexto e conteúdo, como uma ecologia informacional. Assim, os aportes teóricos desta disciplina junto com o uso das tecnologias podem auxiliar na compreensão do comportamento de usuário em ambientes informacionais digitais. Nesse sentido, a tecnologia de eye tracking permite a identificação da interação do usuário, a partir do rastreamento do olhar. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo, utilizar a tecnologia do eye tracking para identificar e para analisar as interações e o comportamento de usuários no processo de localização de uma informação específica em websites de um mesmo contexto. Para tal, utilizamos uma metodologia exploratória e aplicada, em que se buscou na literatura o referencial teórico, sendo aplicado procedimentos práticos com indivíduos, visando analisar o comportamento informacional deles. Por meio deste estudo, gerou-se um conjunto de informações qualitativas e quantitativas, que possibilitou uma compreensão embasada no comportamento dos usuários ao realizar uma tarefa de localização de um determinado elemento dentro de websites de um contexto definido. As análises das métricas do eye tracking permitiram encontrar uma relação entre o olhar do usuário e os elementos da interface, que podem ser considerados para (re) construir os projetos de Arquitetura da Informação.

Palavras-chave: Arquitetura da informação. Usabilidade. Experiência do Usuário. Eye tracking. Métricas.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/itec/article/view/38646/20153

Publicado
2018-11-19
Seção
Resumos de artigos científicos