A prática do serviço de referência em uma biblioteca universitária a luz da teoria de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi

  • Josiana Florêncio Vieira Régis de Almeida UFRN
  • Josiane Mello UFRN

Resumo

Apresenta um estudo realizado em uma biblioteca universitária, do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de estudar o serviço de referência a luz da teoria de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi, também denominada por estes autores de Espiral do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, na qual se fez uso do procedimento técnico: estudo de caso. O instrumento de coleta de dados empregado foi um questionário, adaptado de Rostirolla (2009), composto por questões de múltipla escolha e questões abertas. Os resultados desse estudo revelaram o conhecimento, resultante de um processo constante de interação, para ser ampliado, necessita ser compartilhado e difundido entre a equipe estudada. As fontes de informação são ótimos meios de aquisição de conhecimentos. A conversão do conhecimento tácito e explícito auxilia no êxito da efetivação da atividade de serviço de referência. As ferramentas da tecnologia da informação e comunicação contribuem na comunicação, colaboração e interação entre os membros da equipe na medida em que possibilitam a troca de informações, ideias e experiências, alavancando assim, o processo de criação de conhecimento.Palavras-chave:  Conhecimento organizacional. Biblioteca universitária. Serviço de referência. Espiral do conhecimento.Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/561

Biografia do Autor

Josiana Florêncio Vieira Régis de Almeida, UFRN
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bibliotecária Documentalista na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Josiane Mello, UFRN

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bibliotecária Documentalista na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado
2018-12-05
Seção
Resumos de artigos científicos