Competência Informacional na Sociedade da Informação: perspectivas e análise bibliométrica de modelos

  • Wasley Linhares de Carvalho Goez UFG
  • Eliany Alvarenga de Araújo UFG

Resumo

Panorama histórico e social do conceito de competência informacional observando questões relativas ao acesso, busca e uso da informação no âmbito da Sociedade da Informação. Considerando esta abordagem conceitual, o artigo objetiva identificar as tendências de pesquisas sobre este tema a partir dos modelos teóricos mais utilizados. Em razão disso, foi escolhida a Library and Information Science Abstracts (LISA), por ser uma das principais bases de dados internacional da área da Ciência da Informação. Conclui com a análise das tendências mundiais de desenvolvimento cientifico de modelos de competência informacional no período de 1995 a 2015.

Palavras-chave:  Competência informacional; Modelos; Produção Cientifica; Análise Bibliométrica; LISA.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/579/990

Biografia do Autor

Wasley Linhares de Carvalho Goez, UFG
Especialista em Gestão e Avaliação da Informação pela Universidade Federal de Goiás. Pesquisador Júnior no Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem da Universidade Federal de Goiás
Eliany Alvarenga de Araújo, UFG
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gestão, Políticas e Tecnologias da Informação da Universidade Federal de Goiás.
Publicado
2018-12-05
Seção
Resumos de artigos científicos