Acessibilidade nas bibliotecas escolares estaduais de Londrina

  • Ivonete Aparecida Andrade Roma
  • Luciane de Fátima Beckman Cavalcante

Resumo

Este estudo aborda a importância da acessibilidade nas bibliotecas escolares estaduais da cidade de Londrina, PR; apresenta as dificuldades existentes para esta inclusão do usuário portador de necessidade especial, com o intuito de alertar gestores escolares quanto à conscientização de mudanças necessárias na biblioteca escolar; e enfoca a necessidade de se ter profissionais comprometidos com as bibliotecas escolares. A pesquisa teve como universo as bibliotecas escolares da cidade de Londrina, especificamente duas bibliotecas de cada região da cidade. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário especifico de observação. A pesquisa apontou que as bibliotecas escolares pesquisadas atendem parcialmente aos quesitos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, com enfoque nos cadeirantes e nas pessoas com mobilidade reduzida. Conclui-se que o respeito à legislação e às normas brasileiras “Acessibilidade a edificação, mobiliário, espaço e equipamentos urbanos” é fundamental para que as bibliotecas escolares sejam acessíveis para todas as pessoas.

Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Acessibilidade.Pessoas com mobilidade reduzida.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/641

Biografia do Autor

Ivonete Aparecida Andrade Roma
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina.
Luciane de Fátima Beckman Cavalcante
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora adjunta na Universidade Estadual de Londrina
Publicado
2018-12-05
Seção
Resumos de artigos científicos