Impacto Educacional Do Dinter: Uma Análise Cientométrica Entre A Universidade Estadual Paulista E A Universidade Federal Do Ceará

Resumo

O presente estudo nasce da necessidade de avaliação de programas como o Doutorado Interinstitucional (DINTER) no que concerne à avaliação da produtividade e aproveitamento de recursos dos envolvidos, como, por exemplo, progressão na carreira acadêmica, melhoria do nível educativo dos formadores, e número de publicações científicas do corpo docente. Nesse sentido, apresentou-se um estudo Cientométrico da área da Ciência da Informação que visa analisar, por meio da produção científica dos docentes da Universidade Federal do Ceará vinculados ao DINTER, o impacto do apadrinhamento entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista – UNESP campus Marília –, no desenvolvimento desta área do conhecimento na universidade receptora. O estudo contou com a análise da produção científica (artigos, capítulos de livros e livros) dos docentes-alunos da Universidade Federal do Ceará participantes de programa antes, durante e depois do período de doutoramento além de observar se parcerias, medidas a partir da co-autoria de publicações, permaneceram após o período analisado. Como resultado notou-se que a produção científica dos docentes-alunos progrediu significativamente nos três períodos analisados, apontando um possível impacto direto do DINTER em suas respectivas carreiras acadêmicas. Dessa maneira, a partir do momento em que ocorreu o Doutorado Interinstitucional, foi possível apontar um aumento significativo das produções científicas além da consolidação de docentes doutores na área gerando a criação do programa de pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal do Ceará dois anos após a titulação destes docentes.

Biografia do Autor

Rafael Gutierres Castanha, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP campus Marília/SP.
Graduado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Presidente Prudente/SP e atualemnte mestrando em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Marília/SP e membro do grupo de Estudos Métrico da Informação. Áreas de interesse: Bibliometrica, Genealogia Acadêmica e Colaboração Científica.
Publicado
2018-12-26
Seção
Pesquisas em andamento