Gestão e marketing em unidade de informação: competências do profissional da informação

  • Jade Gomes de Sousa Ferreira UFC
  • Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra UFC

Resumo

Apresenta o profissional bibliotecário e as possibilidades de se inserir no mercado de trabalho, mostrando como as transformações na sociedade repercutem na sua atuação em unidades de informação. O objetivo desse estudo é mostrar que o profissional da informação contemporâneo tem necessidade de diferentes perfis e competências de atuação, dentre esses a gestão voltada para a aplicação das ferramentas do marketing. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, realizada em artigos e livros de autores que são expoentes na gestão e em marketing. Os resultados indicam que as ferramentas de marketing contribuem para um alcance maior da divulgação de produtos e serviços em unidades de informação. Seu alcance estende-se para uma proposta de gestão de toda unidade de informação. Conclui-se que atualização e conhecimento dos profissionais da informação, com novas estratégias de gestão, são condições emergentes.

Palavras-chave: Gestão e marketing em unidade de informação. Profissional da informação contemporâneo. Bibliotecário.

Link: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/32436/72983

Biografia do Autor

Jade Gomes de Sousa Ferreira, UFC
Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra, UFC
Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Publicado
2018-12-05
Seção
Resumos de artigos científicos