INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO PARA ATUAÇÃO EM BIBLIOTECAS ESCOLARES

  • Sabrina Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cezar Karpinski Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Resumo

Introdução: Desde a publicação do Manifesto, no ano de 1999, e das Diretrizes para Bibliotecas Escolares, em 2005, ambos da IFLA/UNESCO, o bibliotecário passa a ocupar uma posição primordial no processo educativo da escola. Dessa forma, o bibliotecário deve dispor de suas habilidades e competências informativas ao aprendizado do aluno, no processo de aprender a aprender e de transformar a informação em conhecimento.

Objetivo: Fomentar a reflexão sobre a singularidade pedagógica da BE e o perfil atual do bibliotecário no atendimento dessas especificidades. Metodologia: Pesquisa bibliográfica e análise comparativa de documentos norteadores da formação de bibliotecários e Bibliotecas Escolares.

Resultados: Discussão sobre as funções pedagógicas da Biblioteca Escolar e do bibliotecário dentro da instituição de ensino e a interdisciplinaridade entre as áreas da Ciência da Informação e Educação.

Conclusões: Aponta a interdisciplinaridade como possibilidade eficiente na formação dos profissionais de educação e da biblioteconomia para se efetivar o papel da Biblioteca Escolar. Por meio de um programa pedagógico dialógico entre educadores e bibliotecários, a biblioteca atua como espaço de informação e conhecimento, promovendo o desenvolvimento educacional dos seus usuários.

Palavras-chave:Bibliotecas escolares. Formação profissional. Competências profissionais. Interdisciplinaridade.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/24399/23252

Biografia do Autor

Sabrina Martins, Universidade Federal de Santa Catarina
Bacharel em Economia. Graduanda do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina
Cezar Karpinski, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
Publicado
2018-12-05
Seção
Resumos de artigos científicos