Estudo de Usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado

  • Frederico César Mafra Pereira Fundação Pedro Leopoldo
  • Ricardo Vinícius Dias Jordão Fundação Pedro Leopoldo
  • Maria Carolina Cunha Netto Universidade Federal de Minas Gerais UFMG
  • Leonora Cunha Duarte Fundação Pedro Leopoldo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal compreender o motivo de empresas utilizarem pesquisas de mercado como fonte de informação para seus negócios, estabelecendo uma comparação entre o que elas buscam ao solicitar uma pesquisa e o uso efetivo das informações recebidas. A principal abordagem metodológica se baseou no ‘Modelo para identificação das necessidades, busca e uso da informação’ (MAFRA PEREIRA, 2010), e a partir dele foi elaborado um roteiro para realização de entrevistas com clientes de um instituto de pesquisa sediado em Belo Horizonte (MG). Os resultados mostraram a aplicabilidade do modelo, sendo identificadas as necessidades informacionais, as lacunas de informação e o efetivo uso da informação nos seus respectivos contextos organizacionais; além dos procedimentos metodológicos adotados para a realização e análise dos resultados alcançados.
Palavras-chave: Estudo de Usuário. Pesquisa de Mercado. Comportamento Informacional. Necessidades. Busca e Uso da Informação. Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n51p108
Publicado
2018-12-05
Seção
Resumos de artigos científicos