ESTUDO DAS COMUNIDADES DISCURSIVAS FORMADAS PELA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS ÁREAS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E ANÁLISE DO DISCURSO

  • Renata Cristina Gutierrez Castanha Unesp
  • Larissa de Mello Lima Unesp

Resumo

Este estudo objetiva avaliar a Análise do Discurso nos estudos em Ciência da Informação no Brasil, sob a perspectiva da análise bibliométrica de suas comunidades discursivas, em que se encontram os pesquisadores brasileiros expoentes que tratam da temática e seus referentes teóricos. Mais especificamente, busca analisar os indicadores bibliométricos de citação e cocitação, a fim de identificar e analisar seus referentes teóricos, entendendo as estruturas em que se articulam pesquisadores e temática referente à Ciência da Informação no Brasil. Para tanto, realizou-se uma busca na base BRAPCI em novembro de 2015 com as expressões: análise do discurso (sem aspas), “análise do discurso” e “discourse analysis”, conjuntamente com “Foucault”, a fim de se recuperar todos os artigos referentes à matriz francesa do discurso. A análise consistiu instrumento essencial para o entendimento mais aprofundado do comportamento científico das comunidades discursivas que abordam a escola francesa da Análise do Discurso nos estudos da Ciência da Informação no Brasil. 

Palavras-chave: Análise do discurso de Matriz Francesa; Análise Bibliométrica; Análise de citação; Análise de cocitação.

Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/7214

Publicado
2018-12-05
Seção
Resumos de artigos científicos