Imagens publicitárias e métodos de análise: perspectivas possíveis

  • Mauricio Barth Universidade Feevale
  • Gustavo Roese Sanfelice

Resumo

Em uma sociedade cada vez mais conduzida pelas imagens, analisá-las torna-se um importante elemento para a compreensão dos atuais artefatos midiáticos/mercadológicos. Sendo assim, este trabalho objetiva expor e analisar teorias que propõem análises imagéticas aplicadas à Publicidade, elencando, para isso, textos de alguns pesquisadores da corrente francesa de estudo: Roland Barthes (1964), Georges Péninou (1973) e Martine Joly (1996). Entende-se, ao fim do estudo, que, embora sejam perceptíveis semelhanças e disparidades entre as teorias abordadas, ambas podem ser empregadas em diferentes produtos de análise, cabendo ao pesquisador elencar aquela que mais atende aos seus objetivos de pesquisa.

Biografia do Autor

Mauricio Barth, Universidade Feevale
Doutorando em Diversidade Cultural, mestre em Indústria Criativa, graduado em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale/RS. Editor-assistente das revistas Conhecimento Online (ISSN 2176-8501), Prâksis (ISSN 2448-1939) e Gestão e Desenvolvimento (ISSN 2446-6875).
Gustavo Roese Sanfelice

Doutor em Ciências da Comunicação. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale/RS. Editor-chefe da Revista Conhecimento Online (ISSN 2176-8501).

Publicado
2018-12-26
Seção
Pesquisas em andamento