Uma análise discursiva de editoriais científicos: o caso da revista Varia Historia (2015-2016)

  • Letícia Alves Vieira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias discursivas e argumentativas veiculadas pelos discursos contidos nos editoriais publicados na revista Varia Historia. O recorte temporal compreende os anos de 2015 e 2016. Foram analisados seis editoriais, cujo corpus possibilitou extrair 14 trechos representativos para o estudo argumentativo. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma Análise do Discurso (AD), tendo como escopo a Teoria Semiolinguística (TS) de Patrick Charaudeau. Com base em uma situação triangular, que se constituiu de um sujeito argumentante, neste caso, representada pela editoria da revista Varia Historia, o sujeito alvo, que são os leitores da revista e a proposta sobre o mundo, o trabalho objetivou construir uma premissa para a atuação dos dois sujeitos. Em síntese, com a análise dos editoriais, foi possível compreender o potencial desse novo objeto como instância político-científica e o fazer científico em um domínio de conhecimento. O modelo de combinação teórico-metodológica, e um novo objeto - o editorial científico – mostrou-se profícuo para a compreensão dos elementos discursivos presentes nos editoriais, desvelando o conceito de ciência construído segundo as discussões acerca da neutralidade da própria ciência, a construção do saber acadêmico e suas relações com os saberes leigos, a política como assunto histórico, e, por fim, a preocupação com a internacionalização do periódico, e a circulação do conhecimento científico em História.

Palavras-chave: Análise do discurso. Comunicação científica. Editorial. Narrativa científica. Periódico científico.

Link: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/5017/3878

Biografia do Autor

Letícia Alves Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado
2019-02-18
Seção
Resumos de artigos científicos