Presença da bibliometria como processo metodológico em teses indexadas no IBICT (2005-2015)

  • André Philippe Villanova PPGCTS - UFSCAR
  • Marcia Regina da Silva Departamento de Educação, Comunicação e Informação e do PPGCTS/UFSCar

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar e analisar a produção acadêmica brasileira, representada pelas teses indexadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT), que utilizaram a Bibliometria como referencial metodológico. Na esfera teórica esta pesquisa se alicerça nos estudos sobre a comunicação científica, mais especificamente nos constructos da Bibliometria. Do ponto de vista metodológico, caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória na qual o BDTD/ IBICT foi utilizado para a construção de indicadores bibliométricos. As análises tiveram como direcionamento os procedimentos intrínsecos da ciência (caixa-preta), representada pelas metodologias. Os resultados obtidos revelam que os estudos bibliométricos estão em expansão e, geralmente, são empregados em associação com outras metodologias. O fomento para estas pesquisas cresce de maneira menos acentuada do que a produção. As pesquisas bibliométricas são, em grande parte, exploratórias, descritivas, quanti-qualitativas e documentais, as fontes de coleta variam e se relacionam, mas as bases de dados são as mais requeridas. Percebeu-se que alguns programas de pós-graduação tendem a utilizar determinadas metodologias, sugerindo polos específicos de estudos. As metodologias utilizadas concomitantemente com a Bibliometria são diversas, a mais recorrente é a análise de conteúdo. Conclui-se que a utilização de metodologias concomitantes com a Bibliometria está sendo mais explorada.

Palavras-chave: Análise Bibliométrica. Bibliometria. Indicadores. Metodologias

Link:http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/41376/20976

Biografia do Autor

André Philippe Villanova, PPGCTS - UFSCAR
Mestrando do PPGCTS - UFSCAR
Marcia Regina da Silva, Departamento de Educação, Comunicação e Informação e do PPGCTS/UFSCar
Docente do Departamento de Educação, Comunicação e Informação e do PPGCTS/UFSCar, Doutora em Educação
Publicado
2019-02-18
Seção
Resumos de artigos científicos