O legado de Suzanne Briet: vida e obra além da documentação

  • Elisa Cristina Delfini Corrêa Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Objetiva apresentar um olhar mais amplo sobre a vida e obra da bibliotecária e documentalista Suzanne Briet, famosa pelo livro “O que é a documentação?”, seu inegavelmente um dos mais importantes legados como autora para a Biblioteconomia e Ciência da Informação, sempre revisitado em análises e estudos até os dias atuais. Entretanto, procura-se neste artigo, apresentar outras importantes contribuições desta ilustre personagem da história da Ciência da Informação revelando facetas igualmente interessantes que podem tornar Briet uma referência também em outras áreas da vida na sociedade atual. Por meio de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental explorou-se um pouco mais a história de Briet, destacando três áreas de atuação que a tornam uma personalidade ainda mais cativante: seu trabalho na Biblioteca Nacional da França, sua atuação na criação e participação em organizações francesas e internacionais para a luta a favor dos direitos das mulheres e sua carreira como autora de uma extensa lista de obras publicadas, cujas temáticas giram em torno tanto de sua área profissional enquanto bibliotecária e documentalista, quanto como historiadora. Verificou-se que o extenso legado deixado por Briet a partir de sua vida e obra a tornam uma personagem ainda mais importante e inspiradora para os dias de hoje, diante dos desafios enfrentados pelas mulheres e profissionais de Ciência da Informação.

Palavras-chave: Suzanne Briet – vida e obra; Biblioteconomia; Documentação; Suzanne Briet - movimento feminino; Suzanne Briet – escritora e historiadora.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1184/1062

Biografia do Autor

Elisa Cristina Delfini Corrêa, Universidade do Estado de Santa Catarina
Docente do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit, Universidade do Estado de Santa Catarina
Docente do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
2019-02-19
Seção
Resumos de artigos científicos