Biblioterapia: uma vivência biblioterapêutica de desenvolvimento com alunos da disciplina de Biblioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

  • Lucas Inacio de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Mônica Elizabeth Yañez Gonzalez Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Ana Carolina Sanches Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Resumo

Resumo

Descreve a atividade de biblioterapia desenvolvida na disciplina de Biblioterapia, ofertada no curso de Biblioteconomia, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para tal, foi aplicada uma vivência biblioterapêutica de desenvolvimento (Educacional) com a turma de alunos de graduação da UFSC que cursaram a referida disciplina no primeiro semestre de 2018. A atividade constituiu-se de relaxamento com sons da natureza, leitura de história, apresentação de curta-metragem, seguido de atividade lúdica e momento de compartilhamento e diálogo. Conclui-se que os resultados obtidos foram positivos, sendo uma experiência deveras enriquecedora e estimulante/emocionante para a maioria dos participantes na medida em que lhes permitiu uma reflexão acerca dos benefícios da leitura e dos livros em nossa vida, além de uma interiorização e conscientização do papel de intermediador e bibliotecário na sociedade.

Palavras-chave: Biblioterapia. Biblioterapia de Desenvolvimento (Educacional). Leitura de história

Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1503/pdf

 

Biografia do Autor

Lucas Inacio de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Graduando do Curso de Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Mônica Elizabeth Yañez Gonzalez, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Graduando do Curso de Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Ana Carolina Sanches, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Graduando do Curso de Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Publicado
2019-03-07
Seção
Resumos de artigos científicos