A utilização dos recursos tecnológicos na gestão documental: uma análise do SIPAC-UFPB

  • Giselle Moura Arantes Universidade Federal da Paraíba, Brasil
  • Claudialyne da Silva Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Ivanilda Cavalcanti Bezerra Universidade Federal da Paraíba
  • Edcleyton Bruno Fernandes da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Eduardo Ferreira da Silva Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Introdução: A gestão nas instituições públicas está vinculada ao objetivo de atingir a satisfação do cidadão, uma vez que o Estado tem como finalidade de seus atos o interesse público. Objetivo: Analisar as mudanças proporcionadas pela implementação dos Sistemas de Informação na gestão de documentos no setor do Protocolo Geral da Universidade Federal da Paraíba. Metodologia: A pesquisa tem natureza descritiva com abordagem qualitativa, onde foram aplicados questionários com os técnicos/servidores administrativos que trabalhavam no setor. Resultados: A rigor, descrevemos e analisamos algumas das funcionalidades do SIG, com ênfase no módulo protocolo do SIPAC, nas atividades-meio (administrativas) sem deixar de avaliar o desenvolvimento da gestão documental. A pesquisa ressalta a dinâmica de acesso e uso das informações produzidas, da abertura dos processos à gestão documental, considerando o curso das mudanças tecnológicas nos procedimentos, desde o uso de fichas para a representação da informação e a tramitação de processos administrativos, que eram exclusivamente em suporte de papel, até a implementação do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos, em 2013, a qual possibilitou a descentralização e o acesso mais amplo aos procedimentos administrativos. Conclusões: Identificamos a otimização dos serviços reconfigurados com o sistema híbrido – eletrônico/papel –, como também melhorias no processo de gestão da informação.

Palavras chave: Sistemas de Informação e Comunicação. Gestão Documental. SIPACUFPB.

Link:http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27137/24209

Biografia do Autor

Giselle Moura Arantes, Universidade Federal da Paraíba, Brasil
Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI-UFPB).
Claudialyne da Silva Araújo, Universidade Federal da Paraíba
Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (PPGCI-UFPB). Docente do curso de Arquivologia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Ivanilda Cavalcanti Bezerra, Universidade Federal da Paraíba
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Edcleyton Bruno Fernandes da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/UFMG).
Luiz Eduardo Ferreira da Silva, Universidade Federal da Paraíba
e Professor Adjunto do curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Ciência da Informação (UFPB).
Publicado
2019-03-07
Seção
Resumos de artigos científicos