Conhecimento em empresas de pequena dimensão no setor de construção civil

  • Hilka Pelizza Vier Machado Centro Universitário UniCesumar
  • Giane Shirley da Silva Centro Universitário UniCesumar
  • Flávio Bortolozzi Centro Universitário UniCesumar

Resumo

Introdução: A gestão do conhecimento é um campo que vem sendo aplicado em empresas de pequena dimensão. Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar formas de criação, compartilhamento e armazenamento do conhecimento por empresas de pequena dimensão do setor da construção civil. Metodologia: Realizou-se um estudo qualitativo, com estudos de casos múltiplos, junto a cinco empresas de pequena dimensão. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas junto a empreendedores, engenheiros e mestres de obras, totalizando dez entrevistas. Para a análise dos dados foi realizada codificação e categorização. Resultados: Os resultados mostram que o conhecimento é obtido de fontes externas formais e informais e de fontes internas, sendo esta última principalmente o diário de obras. O compartilhamento ocorre de modo formal e de modo informal. O armazenamento é viabilizado por softwares, planilhas, relatórios e arquivos no Dropbox. Conclusão: Os resultados mostraram que as empresas utilizam pouco as fontes internas para criação do conhecimento e que compartilham as informações principalmente em reuniões.

Palavras chave:  Informação. Gestão do Conhecimento. Construção Civil. Empresa de Pequena Dimensão.

Link:http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/29590/24214

Biografia do Autor

Hilka Pelizza Vier Machado, Centro Universitário UniCesumar
Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Mestrado em Gestão do conhecimento do Centro Universitário UniCesumar e pesquisadora do ICETI Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Giane Shirley da Silva, Centro Universitário UniCesumar
Mestre em Gestão do Conhecimento pela UniCesumar
Flávio Bortolozzi, Centro Universitário UniCesumar
Engenharia de Computação pela Université de Technologie de Compiègne. Professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento da UniCesumar. Pesquisador do ICETI - Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e inovação
Publicado
2019-03-07
Seção
Resumos de artigos científicos