Uso de novas tecnologias na validação de conteúdos ministrados durante as aulas

  • Cristiano Moreira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
  • Ricardo Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Resumo

As novas tecnologias estão contribuindo de forma ampla para inserção de mudanças significativas na sociedade em geral, alterando a forma como interagimos com as coisas e com as pessoas. No ramo educacional, essas modificações contribuíram para substanciais mudanças na forma de ensinar, e agora existe a possibilidade de os alunos validarem o conteúdo ministrado em sala de aula. Diante do exposto, o presente estudo buscou responder à seguinte indagação: Quais as percepções dos discentes do Curso de Ciências Contábeis sobre o hábito da validação do conteúdo ministrado em aulas, com o uso das novas ferramentas tecnológicas disponíveis? A pesquisa é classificada como descritiva, de levantamento e predominantemente quantitativa. Através da adoção de Survey, obtiveram-se 209 respostas válidas dos discentes do Curso Superior de Ciências Contábeis, com as quais foi possível verificar que grande parte dos entrevistados reconhece que possuem o hábito de validação do conteúdo ministrado em aulas através das novas tecnologias. Além disso, foi possível observar que grande parte dos entrevistados considera a tecnologia neutra, contudo, ainda segundo a visão deles, ela não é difundida de forma democrática.

Palavras-Chave:Gestão do Conhecimento. Novas Tecnologias. Ciências Contábeis.

Link:http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38668/pdf

Biografia do Autor

Cristiano Moreira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
Graduado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
Ricardo Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
Doutor em Administração de Empresas pela Columbia University, Estados Unidos. Docente permanente noPrograma de Pós-Graduação em Gestãodo Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
Publicado
2019-03-07
Seção
Resumos de artigos científicos