Produção científica de pesquisadores vinculados a faculdades de comunicação e ciência da informação e as relações interdisciplinares entre os campos

  • Filipe Reis Universidade Federal de Goiás, Brasil.
  • João de Melo Maricato Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Resumo

Analisa as relações interdisciplinares entre a Ciência da Comunicação e a Ciência da Informação na produção científica, indexada na base Scopus, de pesquisadores de faculdades de informação e comunicação. Especificamente, identificou-se relações entre a Ciência da Informação e a Ciência da Comunicação por meio da análise da produção cientifica internacional, proporcionando uma visão global da interdisciplinaridade nas áreas. Esta pesquisa, de natureza básica, abordará o tema de forma qualitativa e quantitativa, sendo caracterizada como exploratória e descritiva. Foram utilizados métodos bibliométricos e cientométricos para identificar relações entre a Ciência da Comunicação e a Ciência da Informação. Realizou-se uma estratégia de busca na base Scopus, na qual foram identificados 438 artigos de autores afiliados às instituições de comunicação e informação. Delimitaram-se esses artigos pelos autores vinculados às faculdades de comunicação e informação e de outras áreas em que os autores destas áreas publicaram conjuntamente (coautoria). Foi possível propor categorias de análise interdisciplinares a fim de compreender as relações entre os campos da CC e da CI. Além disso, identificaram-se as relações interdisciplinares das áreas de comunicação e informação nos assuntos (palavras-chave) e das metodologias/técnicas utilizadas nos artigos que foram o corpus desta pesquisa. As áreas mais relacionadas com as ciências de Comunicação e de Informação são: educação e biblioteconomia. Acredita-se que com esta pesquisa é possível apontar potenciais de usos de métodos bibliométricos e cientométricos para estudo de relações interdisciplinares entre as ciências.

Palavras-Chave: Interdisciplinaridade. Ciência da Informação. Ciência da Comunicação. Bibliometria. Cientometria.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38660/pdf

Biografia do Autor

Filipe Reis, Universidade Federal de Goiás, Brasil.
Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás, Brasil. Professor do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, Brasil.
João de Melo Maricato, Universidade Federal de Goiás, Brasil.
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás, Brasil.
Publicado
2019-03-07
Seção
Resumos de artigos científicos