A competência comunicativa na administração discursiva de organizações

  • Clovis Ricardo Montenegro de Lima Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia (IBICT)
  • Fernanda Kempner-Moreira Professora da Faculdade Capivari (SC)
  • Helen Fischer Günther Professora e Pesquisadora na Unisul, Faculdade Tecnológica Senac.
  • José Rodolfo Tenório de Lima Professor na Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Resumo

Introdução: Discute-se a abordagem discursiva da administração das organizações, uma ciência que é embasada em escolhas racionais de fins e de meios, mas que pode (e deve) ter elementos de crítica. Objetivos: Desenvolver uma abordagem discursiva da administração para, adiante de deslocar os fundamentos teóricos, também construir referências para uma gestão humanista e eficaz. Metodologia: Parte-se do contraponto metodológico entre a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas e a Teoria de Sistemas de Luhmann para evidenciar o potencial do discurso dos participantes dos sistemas entre si e com o entorno. Resultados: Evidencia-se as possibilidades do agir comunicativo dentro dos sistemas através da linguagem e da argumentação e, notadamente, a problematização e a aprendizagem nas organizações que compõe a competência comunicativa. Para a argumentação é necessário vontade e intencionalidade, mas também a competência comunicativa, que possibilitam a reconstrução racional necessária ao desenvolvimento da administração discursiva. Conclusões: aprofundamos a discussão da administração discursiva e identificamos saídas reconstrutivas para essa prática em prol da humanização das organizações. A competência discursiva fundamenta-se no uso da linguagem e na comunicação que cria vínculos mediante entendimento e acordos e firma o discurso como uma forma especial de interação. A competência comunicativa integra linguagem, gestos e ritualidade.

Palavras-chave: Administração discursiva. Competência Comunicativa. Aprendizagem. Reconstrução Racional.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33601/23693

Biografia do Autor

Clovis Ricardo Montenegro de Lima, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia (IBICT)
Doutor em Administração e Doutor em Ciência da Informação. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia (IBICT)
Fernanda Kempner-Moreira, Professora da Faculdade Capivari (SC)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Faculdade Capivari (SC)

Helen Fischer Günther, Professora e Pesquisadora na Unisul, Faculdade Tecnológica Senac.
Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora e Pesquisadora na Unisul, Faculdade Tecnológica Senac.
José Rodolfo Tenório de Lima, Professor na Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor na Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Publicado
2019-03-07
Seção
Resumos de artigos científicos