Vocabulários controlados e linked open data: análise dos vocabulários getty

  • Kazumi Tomoyose Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maria Lígia Triques Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Ana Carolina Simionato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

Introdução: Com a maior propagação da iniciativa Linked Open Data e do interesse e relevância da padronização da descrição de recursos informacionais no âmbito digital, surgem novas oportunidades de se aprimorar e atualizar meios de descoberta e recuperação da informação. Objetivo: Explorar e estabelecer a relevância dos vocabulários controlados, em específico os Getty Vocabularies, e dos metadados em Linked Open Data no âmbito da representação e organização da informação. Metodologia: Apresenta-se uma pesquisa teórica, qualitativa e exploratória realizada a partir de análise bibliográfica da literatura científica. Resultados: A utilização dos Getty Vocabularies em Linked Open Data fornece a padronização de metadados descritivos, melhorando na recuperação da informação e promovendo a sustentabilidade aos processos de representação e interligação de dados. Conclusões: Considera-se que a adaptação da Ciência da Informação às inovações informacionais estende a finalidade base da área, contribuindo para o seu aprimoramento, assim como para a atualização da área e aumento das possibilidades de aplicação da representação temática no contexto da Web.

Palavras-chave: Vocabulários Getty. Linked Open Data. Metadados.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33354/23696

Biografia do Autor

Kazumi Tomoyose, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Graduanda de Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Maria Lígia Triques, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Ana Carolina Simionato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Publicado
2019-03-07
Seção
Resumos de artigos científicos