Proposta de um manual de indexação para bibliotecas universitárias

  • Rafaela Carolina da Silva Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Jean Fernandes Brito Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Introdução: A eficácia da recuperação depende uma boa indexação e a precisão das linguagens documentárias, que são determinadas neste processo. A indexação é uma atividade que visa não só determinar o assunto de um documento, mas representá-lo por meio de uma linguagem documentária. Objetivos: Assim objetiva-se, neste artigo, propor um guia de indexação para bibliotecas universitárias, a fim de contribuir para com o desempenho das atividades de organização e disseminação da informação já implantados nessas localidades. Metodologia: O estudo caracteriza-se por uma revisão de literatura e pelo estudo do Vocabulário Controlado utilizado pela Universidade de São Paulo (USP), dado à grande replicação desse vocabulário por outras instituições universitárias. Resultados: Temos como resultado dessa pesquisa um manual com recomendações de política de indexação para bibliotecas universitárias. Conclusões: Para um efetivo desempenho no processo de indexação as medidas pré-estabelecidas deverão ser tomadas para a realização de um entrosamento entre o sistema de informação e a relação com os usuários. A eficácia da recuperação depende de uma boa indexação e da precisão das linguagens documentárias, que são determinantes nesse processo.

Palavras-chave: Indexação. Manual de Indexação. Bibliotecas. Bibliotecas Universitárias.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33557/23697

Biografia do Autor

Rafaela Carolina da Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
Jean Fernandes Brito, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Publicado
2019-03-07
Seção
Resumos de artigos científicos