O pessoal é político: conscientização feminista e empoderamento de mulheres

  • Cecilia M. B. Sardenberg Universidade Federal da Bahia

Resumo

Na história dos movimentos de mulheres, os grupos de conscientização, reflexão e ação feministas, bem como as oficinas de sensibilização para gênero tiveram – e continuam tendo - papel fundamental no desmonte do patriarcado. Neste trabalho, pretendo resgatar um pouco dessa história, para pensarmos sobre a relevância desses espaços de conscientização e ação coletiva para o empoderamento de mulheres na atualidade. Para tanto, inicio com uma discussão sobre diferentes abordagens no tocante a poder e empoderamento de mulheres, com ênfase nas abordagens que enfatizam os processos de conscientização e ação.

Palavras-chave: Empoderamento de mulheres. Oficinas de autoconscientização feminista. Conscientização e ação coletiva. Movimento feminista. Movimento de libertação das mulheres.

Link: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4106/3726

Biografia do Autor

Cecilia M. B. Sardenberg, Universidade Federal da Bahia
Pós-Doutorado pelo Institute of Development Studies (IDS) - Inglaterra. Doutora em Antropologia Social pela Boston University (BU) - Estados Unidos. Professora titular de Antropologia do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador, BA – Brasil.
Publicado
2019-03-16
Seção
Resumos de artigos científicos