Rotas de empoderamento das mulheres no contexto dos feminismos, da cidadania e dos direitos humanos

  • Jussara Reis Prá Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rhaíssa Pagot Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O artigo aborda os investimentos feministas na formatação da agenda política de empoderamento das mulheres. Para tanto, se examinan as lutas por direitos à luz dos princípios de igualdade, liberdade e justiça social, no marco da teoria política feminista e dos estudos de gênero. Abordam-se os feminismos enquanto teoria e prática política em seu projeto de promover a emancipação feminina. Em grandes traços, consideramse três rotas de empoderamento dirigidas à construção da cidadania e dos direitos humanos das mulheres. A rota inicial situa as contribuições feministas ao enfoque de empoderamento. Em seguida, acompanham-se a rota do feminismo ilustrado contra o viés patriarcal de retórica igualitária no trajeto da modernidade e de formação do Estado nacional. Prossegue no cenário de internacionalização de direitos do segundo pósguerra com atenção às ações direcionadas à igualdade de gênero junto ao sistema das Nações Unidas. Os resultados do estudo evidenciam os avanços impulsionados pelos feminismos à escala planetária, mas também os limites para assegurar a cidadania e os direitos humanos a todas as mulheres.

Palavras-chave:  Empoderamento. Feminismos. Gênero. Cidadania. Direitos Humanos.

Link: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4249/3733

Biografia do Autor

Jussara Reis Prá, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Professora Titular do Curso de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS – Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Feminismo, Cultura Política e Políticas Públicas/ CNPq.
Rhaíssa Pagot, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS - Brasil. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – SC – Brasil. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero (NIEM/UFRGS) - Porto Alegre, RS – Brasil.
Publicado
2019-03-16
Seção
Resumos de artigos científicos