Percurso histórico-epistemológico dos estudos de citação no Brasil

  • Murilo Artur Araújo da Silveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Sônia Elisa Caregnato Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo apresenta a trajetória histórica e epistemológica dos estudos de citação no Brasil por meio dos artigos de periódicos nacionais. Tem como justificativa a ausência de pesquisas que apontem o estado da arte dos estudos de citação no Brasil, bem como a importância dos seus resultados para a compreensão da dinâmica dos contextos de produção e comunicação da ciência. O objetivo da pesquisa é identificar e discutir os elementos que configuram a trajetória histórica e epistemológica dos estudos de citação no Brasil presentes nos artigos indexados na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, de 1972 a 2014. A pesquisa, de natureza descritiva, utilizou a técnica de análise de conteúdo para sistematização temporal e teórico-metodológica dos elementos constantes dos artigos publicados ao longo de quarenta anos. Discute as características e as configurações dos estudos de citação com base: (a) nos dois períodos: embrionário e emergente; e (b) nos enfoques teóricos: normativo, construtivista e sociocultural. Sinaliza o estágio do percurso histórico e epistemológico dos estudos de citação e lança perspectivas para os próximos trabalhos relacionados à temática.

Palavras-chave: Análise de citação; Brasil; Epistemologia; História.

Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862017000100039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt#aff1

Biografia do Autor

Murilo Artur Araújo da Silveira, Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Ciência da Informação.
Sônia Elisa Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Publicado
2019-03-16
Seção
Resumos de artigos científicos