Contribuições dos letramentos digital e informacional na sociedade contemporânea

  • Isabel Cristina Michelan de Azevedo UFS
  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque UNB

Resumo

O presente artigo discute a importância dos letramentos digital e informacional na contemporaneidade, por serem considerados processos essenciais na sociedade da aprendizagem. Em tempos líquidos, nos quais se observa o enfraquecimento dos vínculos humanos, é necessário promover a ampla formação dos sujeitos para que possam construir posicionamentos críticos, conscientes e direcionados ao bem comum. Foram analisadas práticas sociais e culturais que constituem as identidades dos indivíduos, além de algumas estratégias de ação que possibilitam aprendizagens mais significativas, com base em estudos das ciências cognitivas e das neurociências. Pesquisas mostram que os meios provocam comportamentos específicos que impactam as aprendizagens, por isso é fundamental identificar as forças que permitem aos sujeitos ir além da aquisição dos conhecimentos, tendo em vista o uso de diferentes capacidades diante dos desafios cotidianos individuais e sociais, bem como o desenvolvimento da solidariedade.

Palavras-chave: Aprendizagem. Letramento digital. Letramento informacional.

Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862017000200163&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Biografia do Autor

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, UFS
Universidade Federal do Sergipe, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras Vernáculas. São Cristóvão, SE, Brasil.
Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, UNB
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70910-970, Brasília, DF, Brasil.
Publicado
2019-03-22
Seção
Resumos de artigos científicos