As caracteristicas interdisciplinares da relação: ambiente político-legal, cadeia de valor da inovação e ecossistemas de startups

Resumo

Este ensaio busca destacar as características interdisciplinares dessa proposta de pesquisa enfatizando sua aderência ao programa de doutorado interdisciplinar em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Esse destaque foi feito através da análise dos constructos separadamente e do entrelaçamento entre os mesmos. Ao longo desse ensaio, a proposta de pesquisa mostrou-se coerente com o pensamento interdisciplinar, pois, ao entrelaçar temáticas de áreas disciplinares distintas, se propôs a investigar um problema cujo a resposta se encontra nas fronteiras de mais de uma disciplina. A pesquisa contribuiu para semear os conceitos de ecossistemas de startups, cadeia de valor da inovação, ambiente político-legal e a interdisciplinaridade, bem como destacou as características interdisciplinares da proposta que entrelaça esses constructos.

Biografia do Autor

Eric de Paula Ferreira, Universidade FUMEC
Gerente de projetos na Axxiom Tecnologia e Inovação e Doutorando do curso de Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.
Armando Sérgio de Aguiar Filho, Universidade FUMEC
Doutorado em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. Mestre em Administração, ênfase em Gestão da Informação, pela Fundação João Pinheiro/MG. MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/MG. Especialista em Marketing pela Fundação João Pinheiro/MG. Graduado em Comunicação Social/Habilitação Publicidade & Propaganda pelo UNIBH/MG. Atua na graduação e pós graduação das instituições Universidade Fumec e Faculdade Promove. Possui sólida experiência acadêmica e executiva em Marketing, Comunicação e Gestão acadêmica. Como pesquisador desenvolve atividades relacionadas ao estudo, desenvolvimento e acompanhamento de indicadores de performance acadêmica. É Avaliador do INEP/MEC para atos de autorização, reconhecimento e renovação de cursos de graduação presencial e EaD e colaborador do BNI para elaboração e revisão de itens.
Fabrício Ziviani, Universidade FUMEC
Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Professor Adjunto VI da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) atuando na Faculdade de Políticas Públicas. Professor convidado do Programa Pós-Graduação Lato sensu da FDC. Diretor Executivo da TECINOVA Soluções Corporativas LTDA. Possui quatorze anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Atua principalmente nas áreas de Gestão do conhecimento e da Informação; Inovação; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Transferência de Tecnologia e Conhecimento e Estratégia e Estrutura Organizacional.
Publicado
2019-05-24
Seção
Pesquisas em andamento