Os ciborgues interpretativos e sua relação com a inclusão sociodigital em uma biblioteca universitária

  • Barbara Coelho Neves Universidade Federal da Bahia
  • Makson de Jesus Reis Universidade Federal de Sergipe

Resumo

A pesquisa para este artigo foi realizada no contexto de uma Biblioteca Universitária. O objetivo principal visou perceber se o profissional responsável das bibliotecas universitárias contemporâneas está preparado para agir como ciborgue interpretativo, em prol da promoção da inclusão sociodigital dos usuários. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa e quantitativa, combinando abordagem sociométrica. O universo pesquisado foi o dos funcionários de uma biblioteca universitária, sendo a amostra composta por sete bibliotecários. Utilizou-se o teste sociométrico. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, com questões objetivas e aplicado in loco. Os dados foram organizados, embasados e apresentados, segundo os critérios da sociometria. Os resultados apontam que a relação da tecnologia com o bibliotecário apresenta aspectos inerentes a sociedade atual, identificando-os como ciborgues interpretativos. Conclui-se, portanto, que os objetivos da pesquisa foram atingidos, destacando que há potencial para atuação de bibliotecários imersos na cibercultura e que compreendem a importância da tecnologia no contexto biblioteconômico e da inclusão sociodigital.

Palavras-chave: Ciborgues Interpretativos. Biblioteca universitária. Cibercultura. Inclusão Sociodigital.

https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/22560/16894

Biografia do Autor

Barbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia
Professora e pesquisadora do PPGCI e PPGEUFBA. Pós-Doutora em Ciência da Informação, Doutora em Ciência da Informação. Líder do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital).
Makson de Jesus Reis, Universidade Federal de Sergipe
Professor Bibliotecário e Documentalista (UFS), Mestrando em Gestão da Informação e Conhecimento (UFS).
Publicado
2019-05-21
Seção
Resumos de artigos científicos