Práticas de gestão da informação e inovação aberta em um pólo tecnológico brasileiro

  • Ana Clara Cândido Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mariene Alves do Vale Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

As inovações de produtos e serviços eram desenvolvidas, sobretudo, internamente nas organizações até a propagação do modelo de Inovação Aberta no ambiente de negócios. Os processos colaborativos de inovação acontecem a partir da interação entre atores distintos: fornecedores, clientes, instituições de ensino e pesquisa e o governo. Nesse cenário, a informação precisa ser tratada adequadamente por meio da gestão estratégica da informação. Dos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo exploratório e descritivo, quali-quantitativo que buscou conhecer como as empresas do polo tecnológico de Florianópolis gerem a informação e realizam suas práticas de inovação. Os resultados evidenciam a ausência de setores e profissionais dedicados exclusivamente à gestão da informação e que, as principais fontes de informação são as mídias digitais e os eventos promovidos por entidades representativas. Existem procedimentos padronizados, porém não formalizados, para organizar, armazenar, distribuir e utilizar a informação. A inovação, maioritariamente, é resultado da contribuição dos próprios colaboradores, assim como dos clientes diretos e dos consumidores finais. O principal motivador para o investimento em inovação é a necessidade de manter-se à frente dos concorrentes, além da redução de custos e o aumento do valor percebido pelos clientes, também contribuindo para o aprendizado dos profissionais envolvidos.

Palavras-chave: Gestão da Informação. Inovação Aberta. Polo tecnológico.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3614

Biografia do Autor

Ana Clara Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Avaliação de Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa. Professora no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação - PGCIn da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora Associada no Centro Interidisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA).
Mariene Alves do Vale, Universidade Federal de Santa Catarina
Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Cursa bacharelado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
2019-06-05
Seção
Resumos de artigos científicos