Um panorama do ensino superior em gestão da informação no Brasil

  • Douglas Farias Cordeiro Universidade Federal de Goiás
  • Kátia Kelvi Cassiano Universidade Federal de Goiás

Resumo

A importância da Gestão da Informação enquanto área de pesquisa e de mercado vêm se tornando cada vez mais clara e necessária sob os mais variados aspectos. No âmbito de suas contribuições e avanços, é notável a interdisciplinaridade com áreas como a Administração, Ciência da Informação, Ciência da Computação, além de outras, permitindo a concepção de metodologias, estratégicas e processos voltados a fomentar a inovação e o melhor uso da informação. Entretanto, a própria característica interdisciplinar da Gestão da Informação acaba por gerar diferentes visões e interpretações no que se refere ao conjunto básico de disciplinas que a compõe, como pode ser observado nos Projetos Pedagógicos dos cursos superiores de graduação no Brasil. Neste contexto, este artigo se propõe a tecer um panorama da Gestão da Informação no Brasil, através do desenvolvimento de uma análise exploratória, quantitativa e qualitativa, acerca dos cursos superiores nesta área, a fim de promover subsídios e dados para discussões sobre suas tendências e necessidades, apresentando resultados numéricos e grafos de similaridade entre termos, com base na utilização de métodos estatísticos e de classificação textual. Finalmente, são tecidas discussões sobre os perfis dos cursos com base nas análises realizadas, revelando particularidades e características de cada um deles, as quais fortalecem e compravam o caráter interdisciplinar da Gestão da Informação, e suas faces conectivas com outras áreas. Palavras-chave: Gestão da Informação. Análise exploratória. Classificação de dados textuais. Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3617/2220

Biografia do Autor

Douglas Farias Cordeiro, Universidade Federal de Goiás
Professor Adjunto da Faculdade de Informação e Comunicação, UFG. Doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional, USP
Kátia Kelvi Cassiano, Universidade Federal de Goiás
Professora Adjunta da Faculdade de Informação e Comunicação, UFG. Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, UFRJ.
Publicado
2019-06-05
Seção
Resumos de artigos científicos