Ações para a formação da competência em informação: relato de experiência

  • Waneska Cardoso dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumo

Introdução: A competência em informação se constitui em habilidades e atitudes para lidar de forma adequada e reflexiva com a informação e pode ser desenvolvida e aprimorada no decorrer das atividades propostas pelas bibliotecas. Acredita-se que a integração entre estudantes, equipe pedagógica, docentes e equipe da biblioteca se configura em importante ação para a formação dessas habilidades. Objetivo: Relatar ações que podem contribuir para o desenvolvimento da competência em informação no âmbito de uma biblioteca especializada. Procedimentos metodológicos: As ações realizadas tiveram como locus a biblioteca especializada do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (SENAI/PR) de Londrina e como público-alvo os estudantes de cursos técnicos e de qualificação profissional, professores e equipe pedagógica. Resultados: Entre os principais resultados destaca-se que as ações realizadas possibilitaram a otimização no uso dos recursos informacionais da biblioteca. Assim como evidenciaram a importância da integração entre os diversos sujeitos que compõe o contexto escolar. Conclusão: As ações promoveram mais sinergia e a sensação de pertencimento em relação ao ambiente da biblioteca, oportunizando o desenvolvimento de habilidades para a competência em informação.

Palavras-chave: Competência em Informação. Habilidades Informacionais. Biblioteca Especializada.

Link:http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/34664/24388

Biografia do Autor

Waneska Cardoso dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da
Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF), Campus Itatiba. Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Publicado
2019-06-05
Seção
Resumos de artigos científicos