Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional: a contribuição da educação a distância

  • Lívia Ferreira de Carvalho Universidade Federal de Goiás
  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasília

Resumo

Na sociedade contemporânea a capacitação contínua ao longo da vida é condição para que os indivíduos possam atuar como cidadãos críticos e reflexivos. Nesse contexto, a formação continuada é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades que não tenham sido aprendidas na graduação. O artigo apresenta reflexão sobre o potencial da Educação a Distância na formação continuada de professores e bibliotecários para a prática informacional, como atores fundamentais para que o letramento informacional seja implantado e consolidado na escola. Pesquisa realizada no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior mostra a existência de poucos trabalhos publicados sobre cursos de letramento informacional por Educação a Distância, em especial para a formação de bibliotecários.

Palavras-chave: Bibliotecários. Competência informacional. Educação a distância. Formação continuada. Professores.

Link: http://www.scielo.br/pdf/tinf/v30n1/2318-0889-tinf-30-1-0107.pdf

Biografia do Autor

Lívia Ferreira de Carvalho, Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Informação e Comunicação
Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasília
Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Publicado
2019-06-05
Seção
Resumos de artigos científicos