A importância da disciplina de Ciência da Informação para a formação de museólogos

  • Ranielle Menezes de Figueiredo Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Sura Souza Carmo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar a importância da Ciência da Informação na formação de museólogos sob uma perspectiva interdisciplinar, com foco na análise das diretrizes curriculares dos catorze cursos de graduação em Museologia no Brasil. Como objetivos específicos, procuramos identificar as disciplinas relacionadas à Ciência da Informação ministradas nos cursos de graduação de Museologia no Brasil e analisar a contribuição das disciplinas de Ciência da Informação no desenvolvimento do pensamento museológico. Como referencial teórico, apresentam-se teóricos de Museologia, Ciência da Informação e autores que discutem a Interdisciplinaridade entre as áreas. A metodologia utilizada consistiu em fazer um levantamento bibliográfico de acordo com os temas teoricamente empregados e a tabulação dos cursos e disciplinas para análise. Os resultados mostram que a Ciência da Informação, dentro dos cursos de museologia, está vinculada tanto às pesquisas de acervos, em que se tem o objeto museológico enquanto agente de informação, quanto à construção de significados no processo de comunicação em museus. No decorrer da pesquisa, foi possível constatar que em todos os cursos existem disciplinas que fortalecem a interdisciplinaridade em diferentes instâncias, sejam teóricas ou práticas, com foco em linhas de pesquisa específicas, especialmente na organização e na transferência da informação.

Palavras-Chave: Museologia; Ciência da Informação; Interdisciplinaridade; Diretrizes Curriculares.

Link: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/122/pdf

Biografia do Autor

Ranielle Menezes de Figueiredo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora Substituta, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Sura Souza Carmo
Professora, Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Publicado
2019-06-05
Seção
Resumos de artigos científicos