Fontes de informação, conhecimento e inovação em pequenas farmácias e drogarias de João Pessoa – PB

  • Narjara Bárbara Xavier Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ. https://orcid.org/0000-0002-2646-3797
  • Ediene Souza de Lima Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na Paraíba (Sebrae/PB).

Resumo

Este estudo objetiva identificar as fontes utilizadas pelos pequenos negócios e o seu impacto na promoção da inovação organizacional, de produtos, de marketing e de processos. Quanto ao campo da pesquisa, optou-se pela análise das farmácias e drogarias localizadas em João Pessoa (PB) e que foram atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação na Paraíba (Programa ALI-PB). Para delimitação do perfil e mensuração do grau de inovação dessas empresas foram adotados o Termo de Adesão e o Radar da Inovação, respectivamente, ambos os instrumentos são utilizados pelo Sebrae na metodologia do Programa ALI. Com base nos resultados, identificou-se uma correlação entre as duas dimensões do Radar da Inovação “Clientes” e “Ambiência Inovadora”, selecionadas como objetos de estudo, e as demais 11 dimensões desta ferramenta que são identificadas como variáveis da pesquisa. Compreende-se, portanto, a importância da busca constante de informações e conhecimentos internos e externos à organização, a fim de promover a inovação.

Palavras-chave: Inovação. Pequenos Negócios. Setor Farmacêutico. Fontes de Informação e Conhecimento.

Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/9489

Biografia do Autor

Narjara Bárbara Xavier Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ.
É Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cujo Programa é desenvolvido em associação ampla com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mestrado em Ciência da Informação, também pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atuou como Estagiária Docente do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB, como Tutora EAD do curso de extensão em Educação em Direitos Humanos (UFPB Virtual), como Pesquisadora/Voluntária do Projeto de Inclusão Digital no âmbito do Programa Rede Digital (FapesqPB), como membro do Grupo de Pesquisa "Informação, Aprendizagem e Conhecimento" (GIACO-UFPB) e como Agente Local de Inovação no Programa ALI - PB (SEBRAE/CNPq). Atualmente é Assistente de Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); integrante do Grupo de Pesquisa "Informação, Conhecimento, Inovação e Sustentabilidade Ambiental" (IBICT | UFRJ); colaboradora do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT (IBICT/MCTIC); e membro da Comunidade de Prática (CdP) em Gestão do Conhecimento da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). Tem conhecimentos teórico-práticos e/ou interesse nas áreas de Gestão do Conhecimento, Sustentabilidade e Inovação.
Ediene Souza de Lima, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na Paraíba (Sebrae/PB).
Bibliotecária - Analista Técnica do Sebrae Paraíba (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Administração e Gestão do Conhecimento pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa em Informação, Aprendizagem e Conhecimento (GIACO) - cadastrado no diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Documentos, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento em Organizações, Memória Organizacional, Inteligência Coletiva, Inteligência Competitiva, Competência Informacional e Representação Social.
Publicado
2019-07-08
Seção
Resumos de artigos científicos