Genealogia acadêmica dos pesquisadores da área de Ciência da Informação: um estudo sobre os bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ-CNPq)

  • Carlos Alexandre de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil;
  • Marlene Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil;
  • Thiago Magela Rodrigues Dias Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil;
  • Belkiz Inez Rezende Costa Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil;

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar a genealogia acadêmica dos pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do nível 1 (PQ1-CNPq) em Ciência da Informação (CI). Assim, espera-se mapear a propagação do conhecimento através do pesquisador/orientador, além de evidenciar a contribuição dos pesquisadores na formação de recursos humanos para a área. Adota como procedimentos metodológicos: identificação dos bolsistas de produtividade em pesquisa em CI; coleta de dados na Plataforma Lattes e na Plataforma Acácia; análise e apresentação das árvores genealógicas acadêmicas dos pesquisadores. Os resultados obtidos demonstraram que os PQ1-CNPq em CI orientaram 627 pesquisadores, tiveram 1.075 descendentes e linhagem acadêmica de quarta geração. Foram identificados também os ascendentes acadêmicos dos pesquisadores bolsistas, destacando aqueles ancestrais acadêmicos que mais contribuíram para a formação das gerações de pesquisadores da CI brasileira.

Palavras-chave: Genealogia acadêmica. Orientação acadêmica. Ciência da Informação. Bolsa de produtividade em pesquisa. Estudos genealógicos.

Link: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/86929/52349

Publicado
2019-07-08
Seção
Resumos de artigos científicos