A resposta de crianças com deficiência visual as relações texto-imagem no livro ilustrado contemporâneo.

  • Tássia Ruiz Universidade Estadual de Londrina.
  • Rosane Fonseca de Freitas Martins Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Introdução: Em uma sociedade mediada pela visualidade e diante de um número crescente de pesquisas que propõem investigar a habilidade do jovem leitor em compreender o intrigante texto literário, é instigante que pouco ainda se relate sobre a inclusão da criança com deficiência visual nesse universo de integração de linguagens (imagem e texto) e narrativa ficcional. Objetivo: Apresentar a resposta de crianças com deficiência visual, entre 10 e 14 anos, sobre o livro infantil ilustrado, analisando como se estabelecem e dialogam as relações entre texto e imagem durante a leitura das obras adaptadas: Adélia Esquecida e Adélia Sonhadora. Metodologia: De caráter exploratório, utilizou-se a pesquisa de campo com observação participativa e entrevista semiestruturada (roteiro). Resultados: Mostra-se diferentes relações entre o texto e a imagem, da integração de linguagens à fragmentação de sentidos, em um campo ainda pouco explorado pela comunidade científica: a imagem não mediada pela visão. Conclusão: Ao apresentar novos parâmetros para as discussões sobre a dinâmica imagem-texto no livro ilustrado adaptado, espera-se a ampliação das possibilidades de diálogo e compartilhamento de informações com o público pesquisado, promovendo a inclusão da deficiência visual.

Palavras-chave:Livro Ilustrado. Deficiência Visual. Relação texto-imagem. Livro acessível.

Link:http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28897/pdf

Biografia do Autor

Tássia Ruiz, Universidade Estadual de Londrina.
Mestre em Comunicação Visual pela Universidade Estadual de Londrina. E-mail: ruiz.tassia@gmail.com.
Rosane Fonseca de Freitas Martins, Universidade Estadual de Londrina
Doutora em Engenharia de Produção/Gestão Integrada do Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: rosaneffm@gmail.com.
Publicado
2019-07-08
Seção
Resumos de artigos científicos