O papel da mídia na construção da agenda governamental para o SUS no Rio de Janeiro

  • Débora Castanheira Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Clara Faulhaber Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Estudos Sociais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Silvia Gerschman Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o papel da mídia na formulação da agenda governamental de saúde no estado do Rio de Janeiro. Foram coletadas notícias publicadas sobre o tema nos três jornais de maior circulação nesse estado entre 2003 e 2011. Reuniram-se 3.305 notícias, posteriormente agrupadas em oito categorias. A análise dos dados mostra que a mídia foi o principal ator do processo de mudança do modelo de gestão das unidades de saúde, ao enquadrar o tema de forma a favorecer uma visão negativa da prestação de serviços feita diretamente pela administração pública. Isso permitiu a formação de uma opinião pública favorável ao projeto de implantação de organizações sociais apresentado pelo governador Sérgio Cabral e seu secretário de Saúde, Sérgio Côrtes.

Palavras-chave: Gestão da saúde; Sistema Único de Saúde; Privatização; Meios de comunicação de massa; Organização social.

LINK: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1455

Biografia do Autor

Débora Castanheira, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos Sociais e Políticos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Clara Faulhaber, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Estudos Sociais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Silvia Gerschman, Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas.
Publicado
2019-07-08
Seção
Resumos de artigos científicos