Blogueiros fitness no Instagram: o corpo e o merchandising editorial de suplementos alimentares

  • Graciele Stolarski
  • Tiago Franklin Rodrigues Lucena Centro Universitário Cesumar, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Maringá, PR, Brasil.
  • Rute Grossi Milani Centro Universitário Cesumar, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Maringá, PR, Brasil.
  • Leonardo Pestillo de Oliveira Centro Universitário Cesumar, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Maringá, PR, Brasil.

Resumo

O Instagram é uma rede social online que permite a criação, manipulação e compartilhamento de fotografias ou vídeos. Com o objetivo de classificar e analisar o conteúdo postado pelos perfis fitness populares no Brasil, selecionaram-se dez contas públicas a serem seguidas ao longo de quinze dias em 2016. Duas categorias temáticas obtiveram destaque: a) presença de merchandising editorial de suplementos alimentares e b) divulgação de serviços de profissionais da estética ou da saúde. As postagens reforçam o ideal de beleza presente na mídia de massa, há alta frequência de postagem, principalmente com fotos do corpo ou de partes dele e as produções das fotografias são profissionais, com poucas selfies. O que oportuniza o uso das redes sociais como espaços para futuras ações e intervenções de promoção da saúde, por parte de agências e conselhos de profissões.

Palavras-chave: Redes sociais; Instagram; Fitness; Fotografia; Promoção da saúde.

LINK: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1468/2236

Biografia do Autor

Graciele Stolarski
Educação Básica no Município de Marechal Cândido Rondon. Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil. Mestrado em Promoção de Saúde pelo Centro Universitário de Maringá.
Tiago Franklin Rodrigues Lucena, Centro Universitário Cesumar, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Maringá, PR, Brasil.
Centro Universitário Cesumar, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Maringá, PR, Brasil.
Rute Grossi Milani, Centro Universitário Cesumar, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Maringá, PR, Brasil.
Doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo.
Leonardo Pestillo de Oliveira, Centro Universitário Cesumar, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Maringá, PR, Brasil.
Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Publicado
2019-07-08
Seção
Resumos de artigos científicos