O contexto informacional dos núcleos de estudos afro-brasileiros: analisando o facebook como uma fonte de informação étnico-racial

  • Andréia Sousa da Silva Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Cezar Karpinsk Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este trabalho é resultado da pesquisa realizada para elaboração da dissertação de mestrado aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFSC), no ano de 2018. Teve como objetivo geral verificar como os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros catarinenses utilizam as redes sociais como fontes de informação étnico-racial. Além disso, a proposta foi analisar a disseminação do conhecimento e os usos/apropriações das informações sobre seus estudos, relacionando a presença dos intelectuais negros com a produção bibliográfica baseada na abordagem pós-colonial de teóricos como Grosfoguel, Oliveira e Lins e Bhambra. Investigou-se também o contexto das fontes de informação na internet, estabelecendo, a partir desse ponto, uma conexão com as redes sociais e a relevância dos trabalhos desenvolvidos pela ciência da informação sobre essa temática. Como metodologia, esta pesquisa baseou-se no trabalho de Corrêa e Silva (2017) que tem como objetivo apresentar, categorizar e discutir as postagens presentes no Facebook. A partir dos dados coletados, foram elaborados tabelas e gráficos que proporcionaram a análise das informações e das interações sociais realizadas. Por fim, percebeu-se que cada grupo e núcleo apresenta seus critérios de publicação e que o Facebook é uma rede social utilizada por essas entidades para disseminar informações relacionadas aos seus objetivos e por isso pode ser considerada uma fonte de informação étnico-racial para seus pesquisadores e comunidade em geral.

Palavras-chave: Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros. Fonte de Informação. Redes Sociais. Facebook.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4288

Biografia do Autor

Andréia Sousa da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina.
Mestra em Ciência da Informação e bacharel em Biblioteconomia, habilitação em Gestão da Informação. 
Cezar Karpinsk, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em História. Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina
Publicado
2019-07-08
Seção
Resumos de artigos científicos