Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social

  • Maria Giovanna Guedes Faria Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Aida Varela Varela Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.
  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Resumo

Apresenta resultado de pesquisa, que objetivou desenvolver competências em informação em moradores da Comunidade Santa Clara, em João Pessoa, por meio de estratégias de mediação, agindo com base no diálogo e na alteridade. Para tal, implementou-se uma ação de informação concretizada através de um projeto de capacitação denominado preparatório para entrevista de trabalho, produzido a partir de experiência vivenciada durante doutorado-sanduíche na Itália. O percurso metodológico foi pautado na aplicação da abordagem qualitativa, pesquisa participante, observação participante, além do uso de entrevistas. Para tratar os dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo e recursos de codificação de dados em três níveis: antes, durante e após a capacitação. Os resultados demonstram que as estratégias de mediação da informação forneceram subsídios teóricos para transitar na Ciência da Informação, possibilitando o exercício da reflexão e a potencialização do protagonismo social nos moradores, ao passarem por alguns estágios de empoderamento da informação, ao se apropriarem dela e a utilizarem para desenvolver competências em informação. Conclui-se que a ação de informação realizada para e com os moradores produzem conhecimentos, principalmente, a interação dos sujeitos com o meio onde vivem, a partir da carga cultural e histórica que eles trazem, o que está intrinsicamente ligado à prática social.

Palavras-chave: Competência em informação. Mediação da informação. Comunidade. Protagonismo social. Empoderamento.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2614/2269

Biografia do Autor

Maria Giovanna Guedes Faria, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.
Professora do Departamento de Ciências da Informação  da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia.
Aida Varela Varela, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência  da Informação da Universidade Federal da Bahia.  Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília
Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.
Professora do Departamento de Ciências da Informação  da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia.
Publicado
2019-09-09
Seção
Resumos de artigos científicos