Dimensões teóricas e epistemológicas da comparência informacional na África Subsaariana

  • Ilídio Lobato Ernesto Manhique Escola Superior de Jornalismo
  • Helen de Castro Silva Casarin Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar as dimensões teóricas e epistemológicas que definem as pesquisas sobre a competência informacional no continente africano, com ênfase para a região da África subsaariana. Adotou a pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica sobre o objeto e a coleta de dados foi feita por meio de um levantamento bibliográfico na African Journals Online (AJOL), que constitui uma das maiores bases de dados de informação científica do continente africano. Os resultados desse levantamento indicam que há inserção incipiente e recente das pesquisas acerca desse tópico, cujos enfoques teóricos são influenciados pelos padrões e modelos de competência informacional desenvolvidos no exterior, em particular nos Estados Unidos. Conclui-se que seja necessário o desenvolvimento de práticas informacionais que estejam voltadas ao contexto local, como forma de contribuir para a aprendizagem significativa e desenvolvimento da consciência crítica dos sujeitos. Palavras-chave: Competência informacional. Epistemologia. AJOL. África Subsaariana. Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/44000/22778

Biografia do Autor

Ilídio Lobato Ernesto Manhique, Escola Superior de Jornalismo
Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Professor da Escola Superior de Jornalismo, Moçambique.
Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Gra-duação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil.
Publicado
2019-11-18
Seção
Resumos de artigos científicos