Seleção de sintagmas nominais na indexação automática

  • Gustavo Diniz do Nascimento Universidade Federal de CampinaGrande, Campina Grande, Brasil.
  • Renato Fernandes Correa UniversidadeFederal de Pernambuco, Recife, Brasil.

Resumo

Objetivo: Sintetizar e classificar critérios de seleção de sintagmas nominais utilizados em metodologias de indexação automática por sintagmas nominais para textos escritos em língua portuguesa. Métodos: A metodologia da pesquisa tem natureza exploratória, de cunho bibliográfico, e tem como método
procedimental a análise de conteúdo. As metodologias de seleção de sintagmas nominais baseiam-se em critérios como: frequência absoluta de ocorrência, frequência normalizada de ocorrência, frequência inversa nos documentos, não ocorrência em lista de sintagmas nominais pouco significativos, na estrutura gramatical e no nível dos sintagmas nominais. Resultados: Quanto ao escopo dos critérios, predominam em número os baseados em características do sintagma nominal (estrutura gramatical, nível, conteúdo lexical) e quanto a adoção predominam os baseados no conteúdo do documento e no conteúdo do corpus.
Conclusões: A principal contribuição deste estudo consiste do panorama dos critérios de seleção de sintagmas nominais relevantes para textos em português.

Palavras-chave: Indexação automática. Sintagmas nominais. Seleção de sintagmas nominais. Língua portuguesa. Recuperação da informação.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e57927/39975

Biografia do Autor

Gustavo Diniz do Nascimento, Universidade Federal de CampinaGrande, Campina Grande, Brasil.

Biblioteca Central 

Renato Fernandes Correa, UniversidadeFederal de Pernambuco, Recife, Brasil.

Departamento de Ciência da Informação 

Publicado
2019-11-28
Seção
Resumos de artigos científicos