A competência em informação nos currículos de Biblioteconomia do sul do Brasil

  • Ana Maria Mendes Miranda Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil.
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil.

Resumo

Objetivo: A pesquisa investigou a inserção de disciplinas que tratam de temas relacionados à competência em informação nos currículos dos cursos de Biblioteconomia da região sul do Brasil. Métodos: É caracterizada como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos,
inicialmente foi realizado um estudo documental a partir das matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia do Sul do país para identificar as disciplinas voltadas para a formação da competência em informação e em seguida foi enviado um questionário para os professores que ministravam as disciplinas identificadas na etapa documental, cujos dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Resultados: Entre os resultados pode-se salientar que além das disciplinas específicas de competência em informação algumas outras, como por exemplo, as de fontes de informação podem contribuir para a formação das habilidades dos estudantes no que diz respeito à busca, seleção e uso da informação. Conclusão: Embora alguns cursos ofertam disciplinas que contribuem para a formação da competência em informação, ainda se evidencia a necessidade de aprimoramento por parte das instituições de ensino superior visando a implementação mais efetiva desse conteúdo nos currículos dos cursos de Biblioteconomia.

Palavras chave: Competência em Informação. Formação do Bibliotecário. Formação para a Competência em
informação.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e58479/40184 

Biografia do Autor

Ana Maria Mendes Miranda, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil.

Departamento de Ciência da Informação.


Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil.

Departamento de Ciência da Informação.


Publicado
2019-11-28
Seção
Resumos de artigos científicos